ARQBH

GRUPO ESCOLAR AFONSO PENA

Arquiteto:_
Uso: Residencial unifamiliar (original), Escola (atual)
Cliente:_
Ano: 19?
Estilo: Eclético de influência Neoclássica
Endereço: Av. João Pinheiro, Centro
Acesso: não
Tombamento: Fachadas e volume
(Conjunto urbano da Praça da Liberdade, Av. João Pinheiro e Adjacências. Conjunto Urbano da Rua da Bahia e Adjacências)
Fotógrafo: Marcelo Palhares Santiago

22 comentários

  1. Anônimo6/29/2010

    Este é o grupo escolar onde o Guimarães Rosa terminou o primário?

    ResponderExcluir
  2. Guimarães Rosa estudou nesta escola aos 9 anos de idade.
    "(...) Aos 9 anos incompletos, foi morar com os avós em Belo Horizonte, onde terminou o curso primário no Grupo Escolar Afonso Pena; até então fora aluno da Escola Mestre Candinho, em Cordisburgo. Iniciou o curso secundário no Colégio Santo Antônio, em São João del Rei, onde permaneceu por pouco tempo, em regime de internato, visto não ter conseguido adaptar-se – não suportava a comida, retornando a Belo Horizonte matriculou-se no Colégio Arnaldo, de padres alemães (...)"
    Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-de-guimaraes-rosa/biografia-de-guimares-rosa.php

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/10/2011

    Olá! Boa NOite! Saberia informar se Ana Jaguaribe Nava deu aula no Grupo Afonso Pena

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/05/2011

    ola, gostaria de saber se a escola tem algum acervo pois tenho comigo um diploma do meu pai Alvaro Augusto Osório do ano de 1925 certificando que concluiu o primário com nota A.Aguardo resposta desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/27/2012

      Entre em contato conosco: https://www.facebook.com/EscolaEstadualAfonsoPena

      Excluir
  5. Anônimo11/23/2011

    Bom dia!!!

    O escritor Fernando Sabino tambem estudou inicialmente nessa escola.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/16/2012

    nao entendi eu procuro onde Fernando Sabino estudou e aparece propaganda de grupo escolar afonso pena eu quero saber se ele estudou aqui ou nao por favor alguem me manda uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/27/2012

      Fernando Sabino e Guimarães Rosa estudaram na Escola Estadual Afonso Pena.

      Excluir
  7. Anônimo, este site é de fotografia de arquitetura e não ter relação com o funcionamento dos edifícios. Se quiser informações especificas sobre a escola, entre em contato diretamente com a direção da escola.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/03/2012

    MEU NOME É HELSON DE ALCANTARA,EU ESTUDEI NO AFONSO PENA DE 1957 A 1961 E ERA CONSIDERADO O ALUNO MAIS INTELIGENTE DA ESCOLA E TIREI DIPLOMA EM PRIMEIRO LUGAR.
    HJ. ESTOU APOSENTADO PELA REDE FERROVIARIA FEDERAL E ME LEMBRO MUITO DO DR. FIUZA,DONA AUREA,DONA YOLANDA,DONA ANA MARIA VAZ DE MELLO,DONA CERES EMUITAS OUTRAS E NÃO ESQUEÇO A MINHA PAIXÃO DE CRIANÇA,DONA MARJORY MORATO.MUITAS SAUDADES,PRINCIPALMENTE QUANDO ASSISTO A NOVELA CARROSSEL DO SBT.SAUDADES.HELSON DE ALCANTARA - EMAIL:nodim@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Helson, o e-mail da E.E. Afonso Pena é escafonsopena@ig.com.br.
      Temos tambem uma comunidde no facebook.
      Abs
      CCB.

      Excluir
    2. Anônimo5/25/2013

      pouco me lixando ta bom

      Excluir
  9. Anônimo5/25/2013

    Essa escola é otima adorei estudar nela ♥ Love you Grupo Afonso Pena

    ResponderExcluir
  10. Jorge Antonio Lopes7/21/2013

    Estudei no Grupo Escolar Afonso Pena de 1967 a 1970. Fui aluno de: D. Maria Emília (pré-primário), D. Pedrita, D. Maria Colás Gontijo, D. Maura (ela tinha 19 anos em 1970). A diretora era a D. Adélia Rezeck Braga, a orientadora D. Yolanda. Tinha também uma servente chamada Durvalina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, também estudei nessa época, poxa, tu se lembra de tudo, Durvalina, meu deus, um anjo em pessoa. D. Adélia, finissima.

      Excluir
    2. Vai ver, fomos colegas. Saudades daquele tempo (que não voltam mais).

      Excluir
  11. Vicente TOLEDO - Tive a honra e o privilégio de estudar nesta escolar da quai trago maravilhosas recordaçöes. Fui aluno das queridas professoras: D. Yolanda, D. Dalva Pereira de Sousa, D. Marta Coimbra, D. Carminha e D. Marlene Borba. Também não posso esquecer de minha saudosa diretora D. Adelia Rezeck Braga. Todas morarão eternal enter em meu coração

    ResponderExcluir
  12. LEMBRO MUITO BEM DA DONA ADÉLIA,DA DURVALINA...SAUDADES.

    ResponderExcluir
  13. Maria de Aguiar4/30/2022

    Jorge, Manuel, Vicente e Helson. Também fui aluna do Grupo Escolar Afonso Pena de 1966 a 1969. Fui aluna de D. Ione, D. Eliane e D. Clotilde. Lembro-me da diretora D. Adélia Rezeck Braga e da orientadora ou supervisora D. Yolanda, ambas muito atenciosas e acolhedoras. Lembro-me também da servente D. Durvalina, muito alegre, um encanto de pessoa. Das professoras, de D. Ione eu me lembro pouco, mas de D. Eliane e D. Clotilde tenho comigo inesquecíveis lembranças.
    Lembro-me também que eu não levava merenda, gostava de merendar na escola, que era uma delícia, principalmente a sopa de trigo com legumes e carne moída (trigo para quibe) ou então pão francês com carne moída e leite com chocolate (Toddy); e eu gostava tanto que até repetia.
    O tempo passa e não volta mais, mas as lembranças ficam para sempre. Lembranças eternizadas em nossa memória e em nosso coração.

    ResponderExcluir
  14. De 1965 a 1972, dos 5 aos 11 anos, foi nesta foi a escola que estudei. Neste Grupo fiz o pré primário ou educação infantil, de 1965, até o final do primário, hoje Ensino fundamental I, em 1972. Foram muitas histórias e lembranças. Morava no Bairro da Serra, meu pai era militar do exército e minha mãe trabalhava no ministério da saúde. Fui uma criança pobre, recebia a passagem do ônibus para ir para escola, mas voltava à pé para a Serra, pra comprar o pirulito zorro e frumelo, na porta da escola. Brincava na Igreja de Lourdes, quando podia. Tomava a merenda de Durvalina, preta velha, que ajudava e protegia minha família pobre. Aquela música, orações e as filas antes de entrar para as aulas, no pátio. O asfaltamento da Avenida João P,inheiro e o Detram. Voltar à pé do bairro Funcionários à serra era terrível, mas o vício nos pirulitos compensava tudo.

    ResponderExcluir
  15. Francisco Carlos C. Araújo6/27/2023

    Década de 1960 Saudades da professara Maria Salvina !!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11/10/2023

    SAUDADES...

    ResponderExcluir