ARQBH

SOBRE ARQBH

O ARQBH é um guia de arquitetura on-line de Belo Horizonte. Tem como objetivo contribuir com a preservação e divulgação da arquitetura da cidade. O site foi criado em 2005 como forma de organizar e divulgar publicamente um grande arquivo de fotos digitais. É mantido por arquitetos que decidiram unir seus dons e paixões pela fotografia, arquitetura e história em prol da memória urbana de Belo Horizonte.

O ARQBH reúne fotos de obras importantes que caracterizam a evolução histórica de BH, desde o desenho moderno criado por Aarão Reis, passando pelas residências ecléticas desenhadas pela Comissão Construtora, pela arquitetura neoclássica do fim do século 19 e inicio do século 20, pelos marcantes períodos Art-Decó e proto moderno, a exuberante arquitetura modernista, o revolucionário pós-modernismo mineiro, culminando com a arquitetura contemporânea.

O ARQBH é destinado a qualquer pessoa interessada em arquitetura, cultura, fotografia, cidades, etc. É uma ferramenta de pesquisa útil para arquitetos, estudantes, turistas e também para qualquer cidadão conhecer a história e evolução cultural arquitetônica de Belo Horizonte. É uma fonte de informação para viajantes, pesquisadores e interessados em geral em cultura, arquitetura e história.

Enfim, o ARQBH utiliza a internet como ferramenta de divulgação e valorização dos arquitetos e da arquitetura produzida em Belo Horizonte. Mantém viva a história, perpetuando imagens do presente e passado, possibilitando que a memória da arquitetura de Belo Horizonte não se perca para as gerações futuras.

"Por que ruas tão largas? Por que ruas tão retas?...Cidade grande é isso?...Aqui tudo é exposto evidente cintilante. Aqui obrigam-me a nascer de novo, desarmado. " Carlos Drummond de Andrade - Boitempo II"


ORGANIZAÇÃO, EDIÇÃO E FOTOGRAFIA
Marcelo Palhares SantiagoFotógrafo, Arquiteto Urbanista, Especialista em Gestão de projeto

EDIÇÃO E FOTOGRAFIA
Flávia Gamallo Gondim SantiagoFotógrafa, Arquiteta Urbanista