ARQBH

EDIFÍCIO VERITAS

 
Arquiteto: Márcio Pinto de Barros
Cliente: _
Uso: Residencial multifamiliar
Ano: _
Estilo: Modernista
Endereço: Afonso Pena 3808, Cruzeiro
Acesso: não
Fotógrafo: Marcelo Palhares Santiago

6 comentários

  1. O arquiteto original do Edifício Veritas é o Dr.Marcio Pinto de Barros,tendo ele e sua obra recebidos varios premios regionais e nacional.

    ResponderExcluir
  2. Ola Jafete Abrahao, boa tarde.
    Nossa fonte é o livro Edifício de Apartamentos, de autoria de Luiz Mauro Passos.
    Você têm mais informações sobre a autoria original e os demais prêmios?
    obrigado por colaborar com o ARQBH!

    ResponderExcluir
  3. Em entrevista à Rádio Inconfidência, a cantora Marina Machado relatou que passou a infância no Edifício Veritas. Segundo ela, o pai e os amigos que idealizaram o edifício. Disse também que na época, os bairros Cruzeiro e Anchieta não existiam, assim como a avenida Afonso Penna.

    ResponderExcluir
  4. De fato, o nome correto é "Marcio Pinto de Barros", e não Marcos; teve como coautor outros arquitetos, dentre eles o Marcos Vinicius Rios Meyer, que trabalhou junto com o Márcio em outros projetos, e José Carlos Laender; o edifício foi também empreendido por esse grupo de arquitetos.

    ResponderExcluir
  5. Não tive acesso ao projeto original, mas a um projeto de modificação, assinado pelo "Marcio Pinto de Barros". A informação sobre a coautoria foi-me dado pelo arq. José Carlos Laender, em entrevista.

    ResponderExcluir
  6. Eles, Marcus e Márcio, foram sócios na Marcus Vinícius Meyer e Márcio Pinto de Barros Arquitetos Associados Ltda (MVMMPBAA)

    ResponderExcluir